A pandemia do coronavírus mudou o mundo. Todas as áreas de nossas vidas foram afetadas por ela. Os hábitos de consumo também se alteraram. E, pelo jeito, muitos deles vieram para ficar. Por isso, nós separamos 7 tendências de consumo no pós-pandemia. Confira:

1 – E-commerce

O que já era uma tendência do mercado, foi acelerada pela pandemia e as medidas de isolamento social. Muitas pessoas fizeram compras online pela primeira vez. Elas gostaram do conforto e praticidade. E, dessa forma, pretendem continuar comprando pela internet quando a crise da covid-19 passar. No entanto, isso não significa que as lojas físicas e compras presenciais vão acabar. Ainda assim, os estabelecimentos vão ter que estar interligados com clientes virtuais. E você que já está no comércio virtual, saiba como aumentar suas vendas neste nosso artigo.

2 – Streaming

Para fugir das terríveis notícias da TV, muitas pessoas procuraram streaming de filmes, séries, vídeos e música, de tal forma que esse tipo de negócio, como a Netflix e Amazon Prime Video, por exemplo, cresceu muito durante a pandemia. Além disso, com as medidas de isolamento social, esse tipo de serviço foi bastante procurado como uma fuga do tédio de permanecer em casa.

3 – Shopstreaming

Ainda sobre streaming, uma nova tendência são as lives, principalmente, no Instagram, para a divulgação e venda de produtos. O nome que estão dando para essa novidade é Shopstreaming. Ele faz uma alusão ao canal de TV ShopTime.

4 – Comprar o necessário

Com a redução de salários e suspensões de contratos de trabalho, as pessoas passaram a se preocupar mais em adquirir o necessário. Assim, o que não é essencial ficou para segundo plano.

5 – EaD

Além dos estudantes escolares, que precisaram assistir aulas online, muita gente aproveitou a pandemia para fazer cursos pela internet. As mentorias virtuais também se expandiram durante o isolamento social. Essa tendência deve continuar depois que a crise do coronavírus passar.

6 – Valorização do comércio local

O sentimento de laço com a comunidade cresceu durante a pandemia. Dessa forma, surgiram muitas campanhas na internet para fortalecer a economia local, para evitar que pequenos negócios quebrem. Além disso, essa é uma forma de evitar a contaminação em grandes locais de abastecimento.

7 – Preferência pelo pagamento à distância

Entre as 7 tendências de consumo no pós-pandemia, percebe-se que os clientes também estão preferindo pagar à distância por meio de QR Code e NFC (Near Field Communication). É uma tendência que permanecerá no pós-coronavírus.