Por causa das restrições ao comércio, em razão da pandemia do coronavírus, muitas empresas tiveram que se adaptar à nova realidade e acabaram aderindo às vendas online. Elas estão repensando a forma de oferecer seus produtos e distribuí-los.

Um dos canais que se tornou aliado das empresas que estão buscando o e-commerce é o aplicativo WhatsApp. A vantagem desse recurso é a velocidade da comunicação multimídia de conteúdo. Se o seu negócio precisa de uma comunicação ágil, o WhatsApp é de grande ajuda.

Há também uma grande procura por sites de compra e venda, como o Mercado Livre, que permite o comércio de produtos e serviços de vários segmentos do varejo por meio de anúncios. É a plataforma que lidera esse modelo de negócios no Brasil. Ela atua agregando serviços com pagamentos online.

Já o marketplace de nicho é uma plataforma de vendas online para agregar produtos e serviços que pertencem a um mesmo segmento. A Elo7, por exemplo, atua na economia criativa. Ela reúne artesãos, artistas, designers, cooperativas e associações para que negociem diretamente com os consumidores na internet.

As indústrias, atacadistas e importadoras estão utilizando o e-commerce B2B, que são plataformas onde as empresas desse ramo comercializam seus produtos e serviços. O líder mundial nesse segmento é o Alibaba, que promove a troca de informações entre compradores e fornecedores, para negociações locais e internacionais.

As redes de geolocalização são grandes aliadas dos pequenos negócios locais, pois rastreiam a localização do usuário para informá-los sobre os estabelecimentos próximos, bem como comentários de outros consumidores a respeito desses locais. O Yelp é uma das ferramentas que faz essa conexão, oferecendo dados para as decisões de compras, por meio de comentários, dicas, check-ins e atributos aos negócios.